C A R I S M A

Qual o carisma da Comunidade Católica Ruah Adonai?

O carisma da Comunidade Ruah Adonai é SER SINAL DE AMOR. A palavra carisma, tem sua raiz na palavra grega charis, que signifca graça, dom ou favor gratuito. O carisma que o Espírito Santo confiou a Comunidade Ruah Adonai, por graça, existe para que em tempos onde a instituição católica tem sido desdenhada e menosprezada por muitos, sejamos um sinal vivo de como se deve amar a Igreja.

 

Esse amor, não pode ser vivido somente em palavras. O texto evangélico que relacionamos com o nosso carisma se encontra em João 13, 35: Nisto conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. Na atualidade é comum encontrarmos cristãos que tem se nivelado por baixo . Em diversas realidades o amor de muitos se esfriou. Cremos que fomos levantados com sinal profético para que o mundo veja o que uma mãe é capaz de fazer.

Esse amor tem que ser vivido em duas dimensões:

1 - O amor a Igreja enquanto instituição Católica.

 

Essa dimensão é fundamentada nas palavras de Santo Agostinho quando diz: Só é possível amar, aquilo que se conhece.

 

Nosso carisma nos move a conhecer a história, a doutrina e tudo aquilo que a Igreja está relacionada.

 

2 - O amor a Igreja enquanto povo de Deus.

 

O Concílio Vaticano II apresenta quatro notas em relação a Igreja e assim ela é definida como:

 

- Corpo místico de Cristo

- Sacramento Universal de Salvação

- Comunhão dos justos

- Povo de Deus

Dessa maneira vivemos nosso carisma, amando o povo de Deus, ou simplesmente nos amando uns aos outros, por isso vivemos em Comunidade, pois o lugar ideal para nos amarmos é a Comunidade. Lugar onde as máscaras caem, lugar onde conhecemos as virtudes e as misérias de nossos irmãos, mas lugar também onde amamos com um amor incondicional, onde amamos as pessoas por aquilo que elas são. 

 

Eis o nosso carisma!!!